Intolerância zero? - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "Revelação", documentário disponibilizado pela plataforma Netflix, aborda sobre a diversidade transexual, a qual celebridades trans relatam suas representações nos filmes, seus objetivos artísticos e os desafios relacionados à mesma população, que sofre as consequências do preconceito, transmitindo uma nova percepção ao público. Diante disso, a gravidade dos fatos violentos contra os transgêneros é definida como uma adversidade invisível em virtude da discriminação enraizada na sociedade; da insuficiência do próprio governo no auxílio psicossocial e legislatório para esses indivíduos e pela exibição limitada desse entrave nas redes de comunicação. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, consoante o artigo quinto da Constituição federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade, e principalmente à igualdade. Porém, a intolerância persistente e prejulgada dificulta o acesso da comunidade transgênero aos seus direitos de qualquer outro cidadão e devido a esse pensamento antidemocrático - transfobia - o qual acarreta atos agressivos, opressivos e contrários à liberdade de expressão dessa população. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 800% dos casos violentos em relação aos indivíduos trans no período anual de 2014 a 2017. O dado apontado revela um crime aparentemente "implícito" ou "esquecido", que ocasiona graves malefícios em cada vítima dessa barbárie. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, conforme o artigo terceiro do Código Penal, "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Todavia, o negligenciamento governamental fortalece o acometimento do crime e a existência de uma lei específica para essa transgressão torna-se módica em relação à impunidade gerada pelo policiamento deficiente. Mas (Vírgula) também, o Estado não oferece nenhum tipo de suporte(o qual deveria ser necessariamente obrigatório) para a comunidade transgênero, consternando ainda mais essas pessoas com as longas ações penais. Felizmente, organizações comunitárias realizam campanhas de arrecadação, e assim, (Sem vírgula) contribuem com o processo de recuperação das vítimas, elas assistem essa comunidade sem objetivos lucrativos, amenizando o imbróglio. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Destarte, a aplicação de medidas para combater a transfobia é uma questão imprescindível e de suma importância para o progresso nacional. Nesse contexto, o governo federal - órgão executivo de maior âmbito e influência - (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve desenvolver políticas públicas que propiciem atendimentos especiais de forma objetiva e eficaz, fornecendo assistências psicológicas e oportunidades no mercado de trabalho, por meio de programas governamentais divulgados nas mídias comunicativas. Logo, a gestão superior não será mais omissa, e, de fato, cumprirá os seus propósitos de equidade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200