combatendo o desrespeito - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra ''Sociedade do espetáculo'', do escritor francês Guy Debord, é retratada uma sociedade ideal, na qual todos os cidadãos gozam de discernimento sociocultural. Contudo, essa sociedade proferida pelo autor está muito distante da realidade brasileira, visto que há inúmeros problemas, como a ausência ao combate da transfobia, dificultando que o país alcance o patamar proposto por Guy. Nesse contexto, fatores como o preconceito social e negligência familiar agravam essa situação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é fulcral pontuar o preconceito como impulsionador do imbróglio. Nesse sentido, de acordo com a frase mencionada pelo célebre físico alemão Albert Einstein: "É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito". Sob tal ótica, é fato a existência de uma barreira que o corpo social impõe sobre as pessoas trans, uma vez que são tratadas com desrespeito e indiferença e, dessa forma, tal parcela da população é exclusa da maior parte das relações sociais, por exemplo, a dificuldade em seguir uma carreira profissional, pois são vistos como diferentes dos demais (Melhore a apresentação dessa discussão). Consequentemente, o comportamento da sociedade atual para como os transgêneros contribui para o aumento da transfobia, superando em 39%, desde 2019, o índice de assassinatos desses cidadãos, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Dessa forma, urge medidas para a quebra do preconceito no país.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é impetrativo ressaltar que a transfobia deriva da baixa atuação dos setores estatais. Consoante ao artigo 6º da Constituição federal de 1988- documento de maior hierarquia jurídica do país- toda a população tem o direito à segurança e que é dever do Estado a garantia desse direito. No entanto, é claro que isso não ocorre no Brasil, visto que a falta de atuação das entidades estatais, no que concerne á  à criação de mecanismos que auxiliem no combate a tranfobia, tal como à a criação de campanhas de conscientização, é alarmante, tendo em vista a afirmação da secretaria de direitos humanos da elevação de 94% nas denúncias de violência entre 2015 e 2016. Logo, necessita da mudança dessa postura estatal para a reversão desse quadro deletério. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater a transfobia no cenário brasileiro. Para isso, o Estado, no papel do Ministério da Educação, (Muito bem. Apresentou o agente) responsável pela Política Nacional de Educação do Brasil, deve criar campanhas de repúdio a transfobia, por meio das mídias sociais, digitais e nas escolas. Ademais, o Poder Legislativo deve criar propostas de leis e mandar para votação na câmara de senadores que criminalize toda forma de preconceito e violência, seja física ou verbal, contra pessoas de diferentes escolhas sexuais. Destarte não haverá mais tranfobia e o Brasil se aproximará da sociedade ideal de Guy.

Comentários do corretor


A tese precisa ser retomada ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200