No filme norte-americano, (Sem vírgula) “Meu nome é Ray’’ é retratado a vida de um jovem trans e como o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) lida com o preconceito. O filme mostra a realidade de muitas pessoas transexuais pelo mundo, se encaixando também no cenário brasileiro. De acordo com os dados, o Brasil está entre os países que mais matam pessoas trans, mas como o país conseguiu estar nessa lista de países mais transfóbicos? (Explore mais as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Em 2017, a travesti Dandara foi humilhada e morta publicamente na cidade de Fortaleza. O crime ganhou repercussão nacional, estando em diversas mídias sociais. No país, existem vários casos de crimes transfóbicos, assim como de Dandara, mas que infelizmente não possuem divulgação. São diversas as motivações para esses crimes, mas a principal segue sendo a ignorância humana, que é disfarçada de diversas maneiras, principalmente de forma religiosa. “A humanidade erra por ter sua consciência submersa na ignorância.” (Vírgula) um trecho do livro hindu “Bhagavad Gita” (Vírgula) o qual reflete um dos males que levam a transfobia. (Melhore a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Deste modo, conclui-se, portanto, (Redundância) que a transfobia no Brasil deve ser combatida afinco, as pessoas devem pregar e pôr em prática o respeito pela diversidade. O governo deve acolher a parte marginalizada, como as pessoas trans, criando leis severas para combater a transfobia e trazer uma qualidade de vida boa para pessoas trans.
Comentários do corretor
Reestruture as discussões apresentadas. Melhore a apresentação dos argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |