Causadora de inúmeras vítimas ao longo dos anos (Vírgula) a transfobia tem aumentado cada vez mais no Brasil fazendo que o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) figure como um dos países que mais mata pessoas trans no mundo, reflexo de um sistema que não conscientiza e educa a população a respeito do assunto, fazendo com que menos pessoas estejam aptas a debater sobre direitos desse grupo de pessoas na sociedade (Vírgula) acarretando assim principalmente falta de empregos para esse grupo. (Reestruture as disucssões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Estatísticas mostram o crescimento exponencialmente de morte por todo país, fruto principalmente da prostituição por parte dessas pessoas, moradia em lugares inadequados, já que muitas delas não conseguem empregos, empregos que não são ofertados simplesmente pelo preconceito de que pessoas assim são marginais, não tem qualidade de trabalho entre outros aspectos. Preconceitos criados por uma sociedade que não tem ou que não é instruída a buscar informações sobre o assunto (Vírgula) já que não é algo que as atinge. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo brasileiro (Vírgula) por sua vez (Vírgula) de maneira nenhuma intervém (Cuidado com essa afirmação) para que pessoas trans possuam principalmente direitos de trabalho e aprendizagem, e de forma nenhuma age com criação de leis que protejam e guarde os direitos para que crimes sejam evitados (Vírgula) evitando assim o índice de morte no país. Não possui programas de acolhimento a transgêneros, acompanhamento psicológico, programas de apoio financeiro, não busca distribuir informações e deixar claro a população sobre o que essas pessoas passam e precisam para se recuperar e adentrar a sociedade novamente. (Reestruture as discussões. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Ações de combate a transfobia poderiam começar por simples propagandas televisionarias por parte do governo, como já existem para outras causas, dando maior visibilidade a causa, criação de leis trabalhistas específicas juntas de programas sociais trabalhistas para esse grupo, fazendo com que empregadores se sentissem mais aptos a receber essa comunidade (Vírgula) já que teriam apoio e orientação a respeito do assunto.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |