A voz que precisa ser ouvida - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Erika Hilton foi a vereadora mais votada na cidade de São Paulo, ela, uma mulher trans, conseguiu ocupar um espaço que, infelizmente, não é comum aos transexuais. Muitos têm seu sonho interrompido pelo preconceito, tão presente no Brasil. Aos que sobrevivem restam poucas oportunidades, sem emprego, sem conseguir estudar, e sofrendo uma enorme discriminação, veem na prostituição sua única saída. A transfobia mata e precisa ser combatida, ainda há um longo caminho para se alcançar a igualdade. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, segundo o observatório de assassinatos trans, esse dado mostra o grande preconceito enraizado na sociedade que não permite oportunidade e determina o isolamento aos trans. A vereadora Erika é um caso, muitas vezes, raro que conseguiu furar a bolha do determinismo, foi expulsa de casa na adolescência e passou a se prostituir para sobreviver, mas conseguiu depois de muita luta entrar na faculdade e posteriormente se eleger para a Câmara Municipal de São Paulo. A voz dela é extremamente importante ao representar e defender a causa trans, porém mostra que ainda há um longo caminho no combate ao preconceito, afinal, são poucas as oportunidades oferecidas. (Reestruture as discussões apresentadas) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, as redes sociais se tornaram um meio amplificador de combate a transfobia. É possível perceber que na internet as pessoas não estão mais tolerando falas que machuquem ou discriminem, caso da cantora Marília Mendonça (Vírgula) que durante uma live em 2020 fez um comentário infeliz ao falar de um integrante de sua banda que teria beijado uma mulher trans (Reelabore essa ideia). A fala preconceituosa não foi aceita pelo público, e mostra que (Vírgula) apesar de pequena (Vírgula) a mudança está acontecendo , é necessário visibilidade e oportunidades as pessoas trans. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para que a transfobia seja combatida é necessário que o legislativo faça uma lei que tipifique como crime a transfobia e a homofobia, pois ainda não há uma lei específica para esses casos (Reveja essa informação). Esse será um passo muito importante para as pessoas trans e dará mais visibilidade a causa, além de a violência ser reprimida. (Melhore a progressão de ideias) E mais Erikas terão oportunidades de ter suas vozes ouvidas e estarão presentes na sociedade.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200