Na série “Control Z” (Vírgula) a personagem Isabela é uma jovem transexual que esconde sua sexualidade de todas as pessoas da escola, até que em um determinado dia hackers revelam para todos sua sexualidade e a partir desse momento ela sofre diversos tipos de discriminação. Trazendo para a realidade, a transfobia é algo inerente à sociedade brasileira ,isso devido , (Sem vírgula) ao preconceito e ao silenciamento do tema. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto ,é importante ressaltar que é a LGBTfobia está enraizada na sociedade. Segundo o sociólogo Bourdieu (Vírgula) em seu estudo opressão simbólica, (Sem vírgula) revela que não só as violências físicas afetam (Melhore a progressão de ideias) o ser humano (Vírgula) mas também as psicológicas e verbais, ou seja, quando uma pessoa transexual ou transgênero que é vítima de “brincadeiras” ,xingamentos ou violências verbais ela (Vírgula) sofre psicologicamente podendo ela a desenvolver algum tipo de doença mental . Sendo assim, tal situação precisa ser mudada . (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o silenciamento do tema é um grande problema ,pois a falta de informação leva ao preconceito. De acordo com o filósofo Diderot (Vírgula) a ignorância é um impasse para alcançar a verdade (Vírgula) e é notória que a sociedade ainda não chegou a verdade (Vírgula) pois,no primeiro semestre de 2020 (Vírgula) mais de 86 pessoas foram mortas vítimas de transfobia (Vírgula) segundo a associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA ).Então é nítido que no século 21 todos os temas devem ser debatidos para uma sociedade um pouco menos preconceituosa como a brasileira . (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para acabar com pensamentos tão arcaicos da população atual ,é necessário que o Ministério da Cidadania crie programas (Muito bem. Apresentou o agente) que levem informação às pessoas ,eles seram serão feitos por meio de parcerias público-privadas e estas poderam poderão ser disponibilizadas na grande mídia .Somente assim, será possível uma sociedade mais respeitosa e menos preconceituosa.
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |