Caminhos para combater a transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os transgêneros enfrentam diversos obstáculos para se inserirem na sociedade brasileira, visto que, conforme dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais(ANTRA), cerca de 90% das travestis e transexuais usam a prostituição como fonte de renda. Nesse contexto, a falta de acolhimento da família e o preconceito nas instituições de ensino dificultam a ascensão dessa população e a sua representatividade nos diferentes espaços e, por conseguinte, acarretam a permanência da transfobia e da marginalização desses indivíduos. Logo, medidas devem ser tomadas, a fim de combater esse preconceito e facilitar a inclusão dessa comunidade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse âmbito, diversas vezes, a discriminação começa a aparecer no ambiente familiar que deveria ser um espaço de acolhimento. Como resultado, várias pessoas que possuem uma identidade de gênero diferente do sexo atribuído são expulsas de casa e encaram bastantes desafios para a sua sobrevivência. Prova disso é a jovem Patrícia Borges (Vírgula) que foi banida da residência da sua família aos 13 anos, em razão de ser trans. Nesse sentido, é necessário desenvolver uma maior tolerância dentro desse meio. (Explore mais a discussão)
 
(Boa estratégia coesiva) Além disso, em virtude do enorme preconceito nas escolas, inúmeros transgêneros abandonam os estudos e, por consequência, encaram várias barreiras para ingressarem no mercado de trabalho e acabam na prostituição, tendo sua imagem marginalizada. Segundo dados da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil(RedeTrans), 82% das mulheres transexuais e travestis abandonam o ensino médio, devido à discriminação. Nesse contexto, deve-se criar condições para a permanência desses cidadãos no meio acadêmico. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, embora não haja soluções imediatas para esse problema, torna-se indubitável que a transfobia precisa ser combatida. Nesse sentido, cabe ao governo, em parceira com o Ministério da Educação, diminuir esse impasse (Muito bem. Apresentou o agente). Para isso, esses agentes devem contratar psicólogos para fornecer palestras sobre esse tema e oferecer auxílio aos transgêneros, com o intuito de diminuir o preconceito na família e nas instituições de ensino e amparar as vítimas, além de ofertar bolsas para esses indivíduos, com o intuito de diminuir a evasão escolar. Assim, a transfobia será um mal cada vez menor na sociedade.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200