Transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que todo cidadão (Vírgula) sem distinção de qualquer natureza (Vírgula) tem direito à educação e a cidadania. No Brasil, entretanto, o desafio do combate a transfobia na sociedade é uma realidade devido à falta de reconhecimento do direito à cidadania para o público transgênero, que sofre com a discriminação e a exclusão social. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, esse grupo enfrenta as consequências de uma sociedade preconceituosa, que faz uso da violência e ataque transfóbico segundo a Agência Brasil. Ademais, infelizmente (Vírgula) muitos transexuais são assassinados no país devido a sua identidade de gênero. (Argumentação limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, de acordo com pesquisas do IBGE (Desenvolva a sigla), essa minoria sofre com a exclusão educacional e no mercado de trabalho devido a sua identidade de gênero.Desse modo, as empresas deixam de contratar esse público em razão de tabus preconcebidos dentro da sociedade. À vista disso, é inaceitável que o tecido social não se informe sobre as pessoas trans. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, devido à discriminação e à exclusão o combate a transfobia é uma necessidade para isso, cabe ao governo federal criar (Boa. Apresentou o agente), por meio do Ministério da Cidadania (Vírgula) campanhas publicitárias que vise o combate ao preconceito por parte da sociedade que marginaliza essa minoria e estabeleça parcerias com empresas público-privadas com o objetivo de acabar com a exclusão dos transgêneros dando direito à educação e ao emprego.Espera-se, com isso, que a Declaração dos Direitos Humanos seja respeitados dando cidadania a esse público.. (Uso inadequado da pontuação)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200