Na A novela “A força do querer” levanta a tese de um dos protagonistas (Ivan), um menino trans, acaba não sendo aceito por sua própria mãe e alguns de seus familiares por um longo tempo, ele sofria muito preconceito devido a sua identidade de gênero (Melhore a progressão de ideias). Mas mesmo assim ele não deixou de lutar para que fosse aceito por eles, e independente de tudo, nunca deixou que isso afetasse como ele era de verdade, assim como muitos fazem na “vida real”. (Ponto final) E por que isso acontece? (Reestruture as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) É importante ressaltar que o Brasil é o país que lidera o ranking mundial de assassinatos contra os transexuais. De acordo com o Ministério da Saúde, 11 pessoas trans são agredidas diariamente. Cabe analisar com tudo isso o preconceito e a falta de oportunidades para eles (Melhore a construção de sentido), como por exemplo o mercado de trabalho que é algo difícil para eles, e por isso, (Sem vírgula) a prostituição e a moradia nas ruas tornam-se mais propícios. E isso acontece por existir a cultura da “heterocisnormatividade” (Vírgula) que para eles o certo é a relação heteroafetivas entre pessoas cis, excluindo totalmente desse meio pessoas LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). Podemos analisar também a falta de inclusão de pessoas trans nas escolas, e isso contribui para que esse problema persista cada vez mais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, os caminhos para o combate da transfobia no Brasil devem ser tomadas de formas específicas. Os governos estaduais poderiam (Muito bem. Apresentou o agente) fazer uma parceria com a mídia, para assim criarem projetos na escola, para educar novos alunos e fazer com que eles tenham respeito sobre a população, também para não praticarem nenhum tipo de racismo, preconceito ou homofobia com os demais problemas que aparecem na sociedade. E além de tudo garantirem a segurança de todos os alunos no ambiente escolar e em outros lugares. A mídia necessita também (Vírgula) por meio de comunicações, seja por sites, televisão, rádio, entre outros, ressaltar a importância dos direitos para todos e de forma ampla, e caso não aconteça nada disso, ocorrerá denúncias. Sendo assim, será possível uma vida segura para todos, próspera e cheia de oportunidades.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |