Transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
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Na A novela “A força do querer” levanta a tese de um dos protagonistas (Ivan), um menino trans, acaba não sendo aceito por sua própria mãe e alguns de seus familiares por um longo tempo, ele sofria muito preconceito devido a sua identidade de gênero (Melhore a progressão de ideias). Mas mesmo assim ele não deixou de lutar para que fosse aceito por eles, e independente de tudo, nunca deixou que isso afetasse como ele era de verdade, assim como muitos fazem na “vida real”. (Ponto final) E por que isso acontece? (Reestruture as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) É importante ressaltar que o Brasil é o país que lidera o ranking mundial de assassinatos contra os transexuais. De acordo com o Ministério da Saúde, 11 pessoas trans são agredidas diariamente. Cabe analisar com tudo isso o preconceito e a falta de oportunidades para eles (Melhore a construção de sentido), como por exemplo o mercado de trabalho que é algo difícil para eles, e por isso, (Sem vírgula) a prostituição e a moradia nas ruas tornam-se mais propícios. E isso acontece por existir a cultura da “heterocisnormatividade” (Vírgula) que para eles o certo é a relação heteroafetivas entre pessoas cis, excluindo totalmente desse meio pessoas LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). Podemos analisar também a falta de inclusão de pessoas trans nas escolas, e isso contribui para que esse problema persista cada vez mais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, os caminhos para o combate da transfobia no Brasil devem ser tomadas de formas específicas. Os governos estaduais poderiam (Muito bem. Apresentou o agente) fazer uma parceria com a mídia, para assim criarem projetos na escola, para educar novos alunos e fazer com que eles tenham respeito sobre a população, também para não praticarem nenhum tipo de racismo, preconceito ou homofobia com os demais problemas que aparecem na sociedade. E além de tudo garantirem a segurança de todos os alunos no ambiente escolar e em outros lugares. A mídia necessita também ​​​​​​​(Vírgula) por meio de comunicações, seja por sites, televisão, rádio, entre outros, ressaltar a importância dos direitos para todos e de forma ampla, e caso não aconteça nada disso, ocorrerá denúncias. Sendo assim, será possível uma vida segura para todos, próspera e cheia de oportunidades.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200