O Brasil é uma nação extremamente preconceituosa. Com a existência de diferenças na sociedade a intolerância se torna frequente mesmo não percebida (Melhore a construção de sentido), a convivência com características distintas gera uma repugnância que afeta a coletividade. Cabe, assim, à sociedade ter o dever de respeitar os contrastes que encontram ao decorrer da história. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que o preconceito sempre existiu ao longo da vida humana, mas, a partir do século XX, essa intolerância tem se tornado cada vez mais agressiva com específicos grupos. O termo transsexual transexual define um gênero que não se identifica com seu sexo biológico, em virtude desse conceito uma sociedade que, desde os tempos primordiais, não teve uma convivência com tais características, irá antipatizar esses aspcetos. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Essa discriminação transfóbica gera consequências notáveis, uma vez que a sociedade limita os direitos de inclusão à vida social de tal grupo. Vale ressaltar que as diferenças que existem entre um povo e outro é o que os faz únicos e o respeito é a base para combater qualquer tipo de intolerância que pode interferir àqueles que têm uma escolha sexual distinta à da vista ao longo da história. (Abordagem superficial do tema. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma é imprescindível a convivência com as diferenças para inibir a intolerância da sociedade, é importante que desde a infância o respeito seja algo compreendido e praticado frequentemente. Os pais também (Boa. Apresentou o agente) devem cooperar para que essa tolerância seja comum dentro e fora do ambiente escolar, gerando assim um futuro em que as distinções sejam acolhidas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |