[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Control z", da Netflix, um hacker divulga segredos de alguns alunos, uma dessas vítimas era uma garota transgênero, que após ter sua orientação sexual exposta é humilhada, hostilizada e excluída por vários alunos. Infelizmente no Brasil está é uma realidade de várias pessoas do público LGBT (Desenvolva a sigla), que diariamente são submetidas a vários tipos de violência, seja no trabalho, instituição de ensino e meio de convívio. (Formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O artigo 6º da Constituição brasileira, um dos documentos mais importante do país, garante a todos brasileiros, o direito à segurança, educação, trabalho e etc. Mas isso não ocorre no caso deste público, foi só em 2019, depois de muita luta, que a transfobia passou a ser punida criminalmente, mas ainda sim (Vírgula) segundo a ANTRA (Desenvolva a sigla), houve um aumento considerável no número de morte de transgênero em 2019 se comparado a um mesmo período de 2018. (Argumentação limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Essas pessoas, (Sem vírgula) ainda têm que lidar com várias dificuldades na área profissional, com a violência no ambiente de estudo, fica difícil estudar (Vírgula) e mesmo quando vão exercer sua profissão ainda tem que lidar com a intolerância e preconceito, como é o caso do artista brasileiro Tammy, que após participar de uma campanha dos dias dos pais, foi vítima de uma enxurrada de críticas e comentários violentos devido a sua orientação sexual. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que o Ministério da Segurança, Saúde e Economia, (Sem vírgula) atuem juntos, criando um projeto de lei, que inclua a contratação de LGTBs nas empresas, com o incentivo da diminuição dos impostos das que aderirem, seja aumentado e aplicado a penalidade por crime de transfobia e seja incluído nas escolas uma matéria sobre respeito e empatia, e assim esperasse  espera-se que o Brasil seja um país bom para todos.

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200