Na série "Control z", da Netflix, um hacker divulga segredos de alguns alunos, uma dessas vítimas era uma garota transgênero, que após ter sua orientação sexual exposta é humilhada, hostilizada e excluída por vários alunos. Infelizmente no Brasil está é uma realidade de várias pessoas do público LGBT (Desenvolva a sigla), que diariamente são submetidas a vários tipos de violência, seja no trabalho, instituição de ensino e meio de convívio. (Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O artigo 6º da Constituição brasileira, um dos documentos mais importante do país, garante a todos brasileiros, o direito à segurança, educação, trabalho e etc. Mas isso não ocorre no caso deste público, foi só em 2019, depois de muita luta, que a transfobia passou a ser punida criminalmente, mas ainda sim (Vírgula) segundo a ANTRA (Desenvolva a sigla), houve um aumento considerável no número de morte de transgênero em 2019 se comparado a um mesmo período de 2018. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Essas pessoas, (Sem vírgula) ainda têm que lidar com várias dificuldades na área profissional, com a violência no ambiente de estudo, fica difícil estudar (Vírgula) e mesmo quando vão exercer sua profissão ainda tem que lidar com a intolerância e preconceito, como é o caso do artista brasileiro Tammy, que após participar de uma campanha dos dias dos pais, foi vítima de uma enxurrada de críticas e comentários violentos devido a sua orientação sexual. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que o Ministério da Segurança, Saúde e Economia, (Sem vírgula) atuem juntos, criando um projeto de lei, que inclua a contratação de LGTBs nas empresas, com o incentivo da diminuição dos impostos das que aderirem, seja aumentado e aplicado a penalidade por crime de transfobia e seja incluído nas escolas uma matéria sobre respeito e empatia, e assim esperasse espera-se que o Brasil seja um país bom para todos.
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial. Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |