A luta pela garantia da vida brasileira trans - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O termo transgênero é usado para referir-se às pessoas que não se identificam com o gênero com o qual nasceram. Infelizmente, é comum ouvir o conceito transfobia relacionado a esse conceito, sendo esse as formas de repulsa, preconceito e agressões dirigidas às pessoas trans. Tal regressão aos direitos humanos, (Sem vírgula) apenas foi criminalizada no Brasil em 2019, porém o importante combate a esse preconceito ainda tem um longo caminho a percorrer. (Formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que o Brasil é o país mais transfóbico do mundo, registrando 641 mortes de pessoas trans entre 2017 e 2020 (Apresente a fonte). Para extinguir a transfobia no país, medidas educacionais, legislativas e sociais devem ser tomadas visando a reintegração dessas pessoas na sociedade, facilitação do ingresso em empresas e escolas e a maior segurança dessa comunidade. A violência, muitas vezes, vem da ignorância. Por isso, para reduzir os crimes contra as vidas trans, a educação, em suas diversas formas, é necessária, devendo abordar-se assuntos sobre identidade de gênero e respeito à auto identificação nas escolas brasileiras, mídias sociais e na imprensa. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sendo as leis os estopins das mudanças de problemas estruturais, deve-se criar medidas mais abrangentes sobre a penalidade aos crimes de transfobia e projetos legislativos que deem suporte psicológico e médico às vítimas de agressão. Outro ponto a se alterar é a participação de pessoas trans na política, para que assim possam fomentar a defesa dos direitos de pessoas transgêneros. Lentamente, a realidade na política brasileira vem mudando, nas eleições de 2020, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) (Vírgula) foram registradas mais de 270 candidaturas de pessoas trans, número recorde no país. Mesmo sendo pouco se comparado aos números nacionais de candidaturas, esse registro é um grande avanço na integração social e política das pessoas trans. (Reestruture e explore mais as discussões) 

(Melhore a estratégia coesiva) O combate à transfobia no Brasil, é essencial para o desenvolvimento social do país e garantias básicas do direito à vida e a segurança das pessoas trans. A negligência a esse preconceito traz a marginalização social, familiar, educacional e profissional dos transgêneros. Medidas devem ser tomadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Muito bem. Apresentou o agente) para a divulgação da defesa e inclusão de pessoas transgêneros, visando facilitar o acesso e participação na vida política e social. Com educação, empatia e respeito haverá a equidade de direitos sociais e, acima de tudo, a garantia a vida brasileira em suas várias identidades.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200