Redação / Transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme de aclamação mundial, “ A Garota Dinamarquesa”, o personagem principal descobre no auge da sua vida que é uma mulher trans, entretanto essa descoberta lhe traz muitas frustrações e momentos ruins de sua vida, principalmente por fazer parte de uma sociedade do século XX. Analogamente, no Brasil, essa realidade triste do filme mostra-se presente na de muitas pessoas transgêneras, através da transfobia. No entanto, é necessário encontrar caminhos para combater esse mal social, visto que, é função do Estado e da sociedade assegurar o bem a essas pessoas. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) De início, cabe ressaltar que, (Sem vírgula) é através de medidas governamentais eficazes que essa parcela populacional seja bem inserida na sociedade. Sendo assim, de acordo com o Artigo 5 da Constituição federal, é inerente que todos sejam iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-lhes os direitos inalienáveis do ser humano. A partir disso, fica inegável a necessidade de trazer esses direitos principalmente para a comunidade trans, na qual atualmente se encontra à margem da sociedade, sem recursos e sem apelo social e econômico, na maioria da vezes, em decorrência desse descaso governamental. (Delimite e explore mais as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, vale deixar claro que a sociedade exerce um grande papel na luta contra a transfobia. Logo, na música “Só o Amor” (Vírgula) da cantora Preta Gil, em colaboração com a cantora transgênera Gloria Groove, é expresso em letra a necessidade do respeito, da igualdade e da liberdade social desses indivíduos excluídos socialmente. Em síntese, é a partir de músicas como essas que há um meio de orientação e ensino aquela parcela populacional que não compreende a necessidade de colocar todos, sem distinção de raça, cor e principalmente gênero em um mesmo patamar social de enaltecimento e respeito. Assim, faz-se viéz a necessidade de mais caminhos como estes (Vírgula) a fim afim de inibir a transfobia no meio socail. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, compreende-se a necessidade de fortalecer os caminhos para combater a transfobia no Brasil. Cabe, em síntese, o governo federal, em conjunto com o Poder Legislativo, fortalecer ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou o agente) o cumprimento das leis, a partir do acesso às pessoas trans no mercado de trabalho, por meio da aplicação da exigência de vagas para pessoas transgêneras na seleção e processos de funcionários, aderindo a essas pessoas um espaço garantido no âmbito profissional. Ademais, cabe também a inserção urbana dessas pessoas a uma moradia digna, por meio de projetos e auxílios que as ajudem na alocação e manutenção de suas vidas, a fim de tirá-las da marginalidade. Em continuidade, cabe também às mídias o fomento de uma campanha em prol da conscientização social acerca do respeito e contra a transfobia. Em síntese, tudo isso será em prol da mudança desse quadro social e para que a realidade retratada no filme “A Garota Dinamarquesa” não seja a mesma apresentada no Brasil.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200