[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Olhos que condenam" é retratado a história de preconceito que Marie Wise sofria dentro e fora de casa por ser uma mulher trans. Marie é expulsa de casa por sua mãe, e acaba sendo assassinada na rua por conta de sua identidade de gênero. Nesse sentido tal promissa  premissa se faz presente no contexto brasileiro vigente, uma vez que a transfobia é uma questão recorrente. Logo faz-se necessário medidas (Vírgula) a fim de amenizar esse impasse, que dentre as principais causas estão a insuficiência legislativa somado à falha governamental em intensificar projetos de socialização. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva, convém enfatizar que a ausência de leis está entre as principais causas da transfobia. Nessa óptica ótica, de acordo com o levantamento feito pelo o Grupo Gay da Bahia em 2014, a cada 27 horas um brasileiro é morto por ser LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).Sob esse viés, o transexual e o travesti está exposto não só á a falta de segurança que, de fato, assola o Brasil, mas também correr risco de ser agredido ou morto por apenas existir. Dessa forma é inaceitável que esse tipo de crime seje tolerado. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de projetos de socialização é mais um dor fatores que agravam o impasse. Nesse contexto, apesar da Constituição federal estabelecer o direito de todos á à isonomia social, não há requisitos que obrigam empresas, por exemplo a contratação de transgêneros. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o trabalho. Sendo assim, com a dificuldade de conseguir um emprego, acabam escolhendo a prostituição, sendo uma das poucas formas de se sustentarem. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente que a insuficiência legislativa e a falta de projetos de socialização são prejudiciais ao combate a transfobia e que, por tanto portanto, é necessário mudanças. Para tanto, o governo deve (Muito bem. Apresentou o agente) investir na implementação de delegacias especializadas nessa forma de agressão. Ademais, o Ministério do Trabalho deve facilitar o acesso dos trangêneros nas empresas, por meio de um projeto de lei a ser entregue á à Câmara dos Deputados. Nele deve conter que as empresas privadas aceitam a contratação de transexuais e travesti, afim  a fim de tornar possível o acesso ao trabalho e diminuir o número de prostituição de pessoas trans. Assim, se consolidará uma sociedade menos transfobica, na qual o Estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como afirma John Locke. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200