Como combater a transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os transgêneros enfrentam diversos obstáculos para se inserirem na sociedade brasileira, visto que, conforme dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), cerca de 90% das travestis e transexuais usam a prostituição como fonte de renda. Nesse contexto, a falta de acolhimento da família e o preconceito nas instituições de ensino dificultam a ascensão dessa população e a sua representatividade nos diferentes espaços e, por conseguinte, acarretam a permanência da transfobia e da marginalização desses indivíduos. Logo, medidas devem ser tomadas, a fim de combater esse preconceito e facilitar a inclusão dessa comunidade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Nesse âmbito, diversas vezes, a discriminação começa a aparecer no ambiente familiar que deveria ser um espaço de acolhimento. Como resultado, várias pessoas que possuem uma identidade de gênero diferente do sexo atribuído são expulsas de casa e encaram bastantes desafios para a sua sobrevivência. Prova disso é a jovem Patrícia Borges que foi banida da residência da sua família aos 13 anos, em razão de ser trans. Nesse sentido, é necessário desenvolver uma maior tolerância dentro desse meio. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, em virtude do enorme preconceito nas escolas, inúmeros transgêneros abandonam os estudos e, por consequência, encaram várias barreiras para ingressarem no mercado de trabalho e acabam na prostituição, tendo sua imagem marginalizada. Segundo dados da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (RedeTrans), 82% das mulheres transexuais e travestis abandonam o ensino médio, devido à discriminação (Explore mais essa discussão). Nesse contexto, devem-se criar condições para a permanência desses cidadãos no meio acadêmico.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, embora não haja soluções imediatas para esse problema, torna-se indubitável que a transfobia precisa ser combatida. Nesse sentido, cabe ao governo, em parceira com o Ministério da Educação, diminuir (Muito bem. Apresentou o agente) esse impasse. Para isso, esses agentes devem contratar psicólogos para fornecer palestras sobre esse tema e oferecer auxílio aos transgêneros, com o intuito de diminuir o preconceito na família e nas instituições de ensino e amparar as vítimas, além de ofertar bolsas para esses indivíduos, com o intuito de diminuir a evasão escolar. Assim, a transfobia será um mal cada vez menor na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200