[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A transfobia é um sentimento de repulsa, preconceito, ações violentas e discriminatória, (Sem vírgula) contra pessoas transgênero, que se manifesta com atos de violência física, moral ou psicológica. Nesse sentido, a transfobia é um sério problema para o país. Dentre tantos fatores relevantes temos, (Sem vírgula) causas e consequências. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, sabe-se que a desinformação é um sério problema para o Brasil. Na novela “A Força do Querer”, a personagem Ivana é uma jovem transexual que tenta lidar com sua família que não aceita sua identidade de gênero, e a sociedade. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) já foi vítima de agressões. Isso se deve ao preconceito de uma grande parcela da população, por não aceitar as diferenças do próximo e pelos padrões que a sociedade considera ser o mais correto. Por isso, é preciso que o governo crie leis com o intuito de criminalizar os atos transfóbicos, além da implementação de delegacias especializadas nessa forma de agressão. E (Vírgula) assim, conseguir diminuir o número de óbitos contra o grupo LGBT (Desenvolva a sigla) no país. (Delimite e explore mais as discussões) 

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o artigo 5 da Constituição federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, mas essa não é a realidade, pois, (Sem vírgula) o Brasil é o país que mais possui registros de óbitos contra pessoas transgênero. De modo lastimável, esse cenário se repete por todo o país levando ao aumento da subnotificação das denúncias na sociedade. (Explore mais as discussões desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para erradicar o problema, é preciso que o governo - órgão responsável pelos Três Poderes - (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) promova campanhas sobre a compreensão nacional (Vírgula) em parceria com a mídia, por meio de verbas governamentais, com o intuito de estimular o respeito às diferenças na sociedade. Só assim o preconceito que assola a realidade brasileira se extinguirá.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200