Garantias contra transfobia - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme de Batman, a cidade de Gotan  Gotham vive uma elevada criminalidade onde a corrupção atinge todas as pessoas, do mesmo modo no Brasil, o público transexual sofre perseguições, roubos, abusos sexuais, discriminação e mortes. Nessas condições, há necessidade de discorrer sobre soluções para combater a transfobia no Brasil e apresentar suas causas e consequências. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar (Vírgula) no que se refere às causas, é possível elencar entre o alto nível de criminalidade em que os transgêneros ficam assim submissos, devido principalmente às condições de baixa renda em que se encontram. Segundos os dados da delegacia de Polícia Civil (Vírgula) as pessoas mais afetadas pela transfobia se encontram em condições financeiras abaixo de pelo menos um salário mínimo (Vírgula) assim elas ficam passíveis de andar desprotegidas nas ruas e pelas madrugadas. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar uma das consequências da discriminação, por escolha pessoal do sexo, é a baixa admissão desse grupo no mercado de trabalho. Além disso, os que assumem algum emprego ficam à mercê de maus-tratos, condições insalubres e pagamentos abaixo do salário mínimo, ainda atrasados, pois geralmente são trabalhos informais. De acordo com a ONU ( Organização das nações Unidas) (Vírgula) foi apresentada uma agenda, conhecida como "17 objetivos" com 169 metas entre as quais está superar as reais condições, as quais o público travesti está submetido. (Melhore a apresentação das discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto para combater a transfobia é necessário medidas comprovadas por pesquisas de grandes centros universitários. Como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) nos Estados Unidos em que os transgêneros têm grande independência, sejam em direções de jornalismo ou seja na moda, através da educação e ciência, desse mesmo modo aqui no Brasil sob o auxílio de protestos e o apoio do Congresso com leis que garantam a segurança, o trabalho e a vida assegurados pela Constituição.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200