Na série brasileira "Segunda Chamada", a personagem Natasha retrata as dificuldades de concluir o ensino médio sendo uma mulher trans, permeada pelas situações adversas de sua vida agravadas pela transfobia. A arte imita a vida, e essa é a realidade de muitas pessoas transgênero brasileiras. Logo, faz-se necessário medidas do governo que lhes assegurem sua cidadania plena. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário ressaltar que o artigo nº 5 da Constituição, o qual assegura que todos brasileiros são iguais perante a lei, tendo (Vírgula) portanto, os mesmos direitos. No entanto, muitas vezes na prática esse artigo não é devidamente assegurado, e no convívio social muito menos é respeitado. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, num país majoritariamente cristão como o Brasil, as pessoas se mostram resistentes a respeitar a concepção ideológica de gênero desvinculado do sexo biológico, pois alegam que isso fere seus princípios religiosos. O que, por consequência, influencia em atos homofóbicos a minoria trans, seja verbal, físico ou até institucional. Somente no primeiro semestre de 2020, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais, houve um aumento de 39% no assassinato de pessoas transgênero, em relação a 2019. (Abordagem superficial do tema. Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário (Vírgula) por parte do Ministério da Justiça (Vírgula) a fiscalização dos julgamentos de casos enquadrados como transfobia, para que não haja imposição de princípios religiosos (afinal o Estado é laico desde de 1890), e tenham a devida sansão estabelecida ao réu. Além de iniciativas do Ministério da Educação visando o adequado apoio financeiro e escolar a alunos dessa minoria, como também palestras no ensino médio e superior para conscientizar os cisgêneros. Possibilitando (Vírgula) assim, assegurar as Natashas do Brasil o que lhes é garantido por lei. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |