A Revolta de Stonewall é uns dos primeiros registros do início da luta de pessoas LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). O movimento foi liderado por Marsha P. Johnson, uma travesti negra na a qual representa uma das classes que mais sofrem com o preconceito estampado. De maneira análoga a isso, se analisa que lutas passadas foram responsáveis para encontrar nessa atual realidade, mas que ainda não se vê parâmetro justo para julgar a verdade em que pessoas transexuais vivem neste momento. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes , o prejulgamento oriundo de todos os lados, desde de dentro da própria residência a ambientes públicos, e os problemas psicológicos gerados a quem se identifica com o gênero oposto. (Muito bem. Apresentou o agente)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro (Vírgula) é indubitável questionar a terrível realidade em que eles vivem, sofrendo desde ameaças, (Sem vírgula) a violências físicas. Assim sendo que, somente o primeiro semestre deste ano, 89 pessoas transgênero foram assassinadas no Brasil. Provando desta maneira, como o preconceito não é mais algo relacionado à fala, mas em algo físico e que oferece risco à integridade pessoal. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório os problemas psicológicos recorrentes às pessoas transgêneros, sejam eles gerados pela transfobia ou a dificuldade da sua aceitação. Dessa forma, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade", demonstra a necessidade de combater este crime, já que todos nascem iguais perante a lei e necessitam do respeito mútuo. Sendo assim, a luta contra a transfobia é fundamental (Vírgula) visto que a realidade desses cidadãos são complicadas desde o momento em que se identificaram como tal. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) medidas são necessárias para resolver esse, (Sem vírgula) impasse. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) fazer projetos por meio das escolas brasileiras em que tenham a finalidade de levar conhecimento às crianças e adolescentes sobre a diversidade apresentada no país e como cada indivíduo deve ser respeitado com suas diferenças. Ademais empresas de grande alcance e publicidade, (Sem vírgula) devem buscar trazer em seu time pessoas trangêneros, através, ou de propagandas ou em suas empresas, abrindo oportunidades de empregos, para que se possa inserir cada vez mais essas pessoas no mercado de trabalho (Melhore a construção de sentido). Somente assim, o legado de Marsha P. Johnson poderá ser valorizado.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |