O Problema da Heterocisnormatividade - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 12/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A transfobia é um crime constitucional de racismo. A liberdade de gênero não deve ser violada. Com as atuais ascensões de governos totalitários, discursos de ódio e violência têm se agravado cada vez mais. É imprescindível a dissolução desses atos, que desrespeitam os direitos civis de um cidadão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Evidentemente, a transfobia é fundida na maioria das culturas através da heterocisnormatividade, julgando correto as relações heteroafetivas entre pessoas cis. Ainda, quando Voltaire atesta que "o senso comum, não é tão comum assim", é verídico porque as pessoas lidam melhor com o que é considerado normal, e caso ocorra uma contradição é considerada errada, exacerbando assim estereótipos de masculino e feminino cis. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, quando se trata do fator violência transfóbica, o Brasil é líder na classificação de homicídios á de transexual e travesti. Durante a pandemia os casos só têm aumentado, sendo grande parcela de culpa pelos discursos oficiais das autoridades (Melhore a construção dessa ideia), como o caso do presidente Jair Bolsonaro (Vírgula) que desde seu discurso de posse criticou o que chama de ideologia de gênero, sendo transfóbico por usar um termo ignorante e inválido. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) A partir dessa hostil realidade, as consequências para à a vítima da transfobia são: risco de homicídio, suicídio, desenvolvimento de doenças psicológicas, estresse, baixa autoestima, incapacidade, impotência, sentimentos de ódio e inutilidade. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) À guisa de conclusão, o Supremo Tribunal Federal (Muito bem. Apresentou o agente) deve editar a lei que criminaliza transfobia como racismo, enquadrando a transfobia como um crime de fato. Assim como (Vírgula) também, as autoridades que formularem discursos que desrespeitam os direitos civis de um cidadão, sejam preconceituosas e disseminem ódio, sofram uma indenização pela União. Isso possibilitaria a desestruturação de heterocisnormatividade. Ainda que haja casos de transfobia, o desenvolvimento para a maior acessibilidade à centros terapêuticos fornecidos pelo Sistema Público de Saúde e investidos pelo Ministério da Economia, (Sem vírgula) seria primordial.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200