[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 12/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo George Santayana, aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. Analisando o pensamento e relacionando-o a realidade brasileira, é notótio que a transfobia não afeta somente uma classe social, na realidade o problema está inserido em todo o sistema educacional brasileiro, em virtude de que anteriormente na história do Brasil já foram presenciados diversos casos de transfobia que levam suas vítimas à morte ou causam traumas graves, e novamente o país comete o mesmo erro. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o descaso governamental com a educação e a escassa abordagem do assunto em instituições de ensino causam a falta de resoluções e o agravamento da situação. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Immanuel Kant, filósofo prussiano, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sendo assim, é possível compreender que uma das virtudes do ser humano é adquirida através da educação, que recebe grande negligência governamental (Vírgula) proporcionando a carência de conteúdos importantes, tal como a transexualidade na sociedade brasileira. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a importância dos estudos sobre identidade de gênero e da falta que uma atenção maior para o sistema educacional gera ao país. Consequentemente cabe ao governo e ao Ministério da Educação elevarem a qualidade do conhecimento, por meio da inclusão de novas matérias, (Muito bem. Apresentou o agente) conteúdos e atividades - que devem ser acessíveís para todos os tipos de instituições - com o propósito de orientar e educar a todos sobre a transexualidade e a transfobia. Em vista disso, preparando o cidadão brasileiro para algo semelhante que possa ocorrer no futuro, ou se tudo acontecer conforme as expectativas, encerrando os problemas relacionados à falta de atenção e informação sobre transexualidade.

Comentários do corretor


Reestruture e explore mais as discussões. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200