Combate ao ódio - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 12/04/2021

Status:

Corrigida
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A série de TV "Pose", transmitida pelo canal FOX, conta a história da comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) nova-iorquina nova yorkina no início dos anos 90, os preconceitos e ataques destinados à população transexual e o começo da luta por direitos e representatividade. No Brasil, o cenário de ódio contra pessoas trans vai além da ficção e é bastante grave no quesito violência, sendo o país que mais mata essa comunidade no mundo todo, o que faz com que a chamada "transfobia" tenha a necessidade de ser urgentemente discutida e combatida. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, quando falamos sobre transfobia, o termo fobia se refere ao medo extremo de algo ou alguém, medo que pode vir a se tornar repulsa. Segundo o mito da caverna, de Platão, as pessoas que passaram a vida dentro de uma caverna, ao terém  terem fatos do mundo exterior expostos diante de si, sentiram um medo tão colossal que mataram aquele que tinha se atrevido a sair por o considerarem louco, ou seja, o medo levou ao preconceito e violência (Melhore a apresentação dessa ideia). No país em que vivemos, esse problema é uma questão estrutural de muitos anos, que foi agravado no final dos anos 80, com a epidemia da AIDS, que foi pejorativamente apelidada de "doença de travesti" ou "doença de bixa", o que agravou de forma extrema o preconceito já existente. Essa imagem criada sobre a população transgênero como pessoas sujas e ruins fez com que elas perdessem muitas oportunidades e direitos, e muitas vezes, (Sem vírgula) a própria vida. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se então que essa minoria raramente consegue encontrar vagas de emprego, muitos não podem terminar o ensino fundamental e bem menos o ensino médio, por razão de sofrerem ataques contínuos, tendo em vista que o Brasil é o país com mais casos de violência antilgbt anti-LGBT, segundo pesquisa da TGEm. A falta de opção leva com que muitas pessoas optem por meios como a prostituição e tráfico de drogas, o que agrava muito os casos de homicídios. O combate ao preconceito desde um primeiro momento e a criação de oportunidades para essas comunidades injustiçadas se faz urgente nesse momento, para evitar o ódio em razão da ignorância. (Delimite e explore as discussões com produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A Câmara dos Deputados (Vírgula) em conjunto do Senado Federal (Vírgula) deve (Muito bem. Apresentou o agente) criar leis de auxílio e proteção para com a comunidade trans, que garantiriam vagas de emprego e moradia para os necessitados, e a conscientização da nação verde e amarela acerca da necessidade de respeito e igualdade, por meio de vídeos, entrevistas e palestras, para que a massa transexual pudesse exercer seu direito de possuírem um emprego, garantido pelo artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e passarem a viver com respeito e dignidade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200