O filósofo São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, a questão da transfobia contraria o ponto de vista do pensador, já que, no Brasil, indivíduos transgênero são vítimas de discriminação constante. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da lenta mudança de mentalidade e do silenciamento. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que o preconceito é um fator determinante para a persistência do impasse. De acordo com o sociólogo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar e de agir. Sob essa lógica, é possível perceber que a não-aceitação da expressão identitária é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a falta de debate. Nesse sentido, o intelectual Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como a marginalização de pessoas trans seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para a luta contra a transfobia no Brasil apresentam entraves que necessitam ser revestidos. Para que isso ocorra, o MEC (Desenvolva a sigla), juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Vírgula) devem (Muito bem. Apresentou o agente) desenvolver palestras em escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevistas com as vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a transfobia e atingir um público maior. Talvez, assim, seja possível construir um país de que São Tomás de Aquino pudesse se orgulhar.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |