O Combate da Transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 11/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Keron Ravach, uma menina trans de 13 anos, foi brutalmente assassinada em Camocim-CE, em janeiro deste ano, mês da visibilidade trans. Este é apenas um dos inúmeros casos de transfobia com desfecho fatal no Brasil, país que, pelo 12º ano consecutivo, é o que mais mata travestis e pessoas trans no mundo, segundo a ONG Transgender Europe (TGEC). Fica claro que é de extrema urgência reverter essa realidade, sendo essencial, portanto, intervir nas raízes do problema: a ignorância da população acerca do assunto e o desamparo dos brasileiros pertencentes à comunidade trans. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que pessoas trans são as mais vulneráveis dentre a comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). Segundo dados do Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS- Brasil, estudo inédito no país, 90,3% dos transexuais e travestis já foram vítimas de preconceito por conta da identidade de gênero. Apesar da crescente aceitação, a intolerância à transgeneridade ainda é muito frequente. Exemplo disso foi a postagem de J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, no Twitter, invalidando mulheres trans (Melhore a apresentação dessa ideia). De acordo com William Hazlitt, escritor inglês, ´´o preconceito é filho da ignorância``. Portanto, a educação a respeito da diversidade de gênero é uma poderosa ferramenta no combate à transfobia, inibindo comentários infundados, como o de J.K. Rowling. (Boas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é indiscutível que os direitos dos brasileiros trans à educação, ao trabalho e à segurança, garantidos pelo Artigo 6º da Constituição federal de 1988, lei fundamental e suprema do Brasil, estão sendo negligenciados. É fato que essa parcela da população encontra-se marginalizada familiar, escolar e socialmente, excluída do mercado de trabalho (Melhore a construção dessa ideia). Consequentemente, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), cerca de 90% dos travestis e transexuais precisam recorrer à prostituição para sobreviver, expostos à violência física e psicológica. (Explore mais as ideias)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge, portanto, que o Ministério da Educação ​​​​​​​(Boa. Apresentou o agente), a fim de proporcionar maior conhecimento à população, além de fazer da escola um ambiente mais inclusivo, garanta que a diversidade de gênero seja abordada em salas de aula, por meio da adoção de mais uma disciplina à grade curricular. Tal disciplina será direcionada exclusivamente aos diversos assuntos relacionados à comunidade LGBTQIA+. Assim, será possível diminuir a transfobia e a evasão escolar da população trans, aumentando, consequentemente a presença desta no mercado de trabalho.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200