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Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 11/04/2021

Status:

Corrigida
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Racismo, exclusão social e transfobia no Brasil são problemas estruturais, e mudar essa situação não é tão simples devido a ideologias antigas. Esses temas têm sido trabalhados em escolas e instituições de ensino para conscientizar que pessoas são pessoas independente de crenças, gênero, costumes, cor, raça, etnia e etc. (Cuidado com uma abordagem tangencial. Reestruture e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) A transfobia (Vírgula) que é passada pela pela mídia, muitas vezes é só uma parcela do que realmente acontece no dia a dia (Melhore a construção dessa ideia). Por vezes ela impede pessoas de se relacionar no âmbito profissional, escolar ou pessoal. Muitos estudantes não conseguem terminar o ensino médio por conta do bullying dentro da sala de aula e exclusão familiar onde os pais conseguem aceitar os filhos, portanto a qualificação profissional fica comprometida.  (Melhore a progressão de ideias e a apresentação das discussões. Evite uma abordagem superficial)

(Melhore a estratégia coesiva) O assunto cresceu em discussão nos últimos 5 anos (Vírgula) de acordo com Ricardo Sales, CEO da Mais Diversidade - empresa que atua na consultoria, na elaboração, acompanhamento e avaliação de políticas de diversidade no ambiente de trabalho -, mas não chegou para todos da mesma forma (Melhore a construção dessa ideia). Ele ressalta que muitos que conseguem empregos têm dificuldade em crescer profissionalmente. (Abordagem superficial do tema) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Contudo, vale lembrar que a Constituição de 1988 prevê diretos sobre cada cidadão sem distinção de cor, gênero, orientação sexual, classe social, etc. portanto não se pode julgar ou discriminar o indivíduo por tais motivos. Cabe a ações do governo e as instituições de ensino (Boa. Apresentou o agente) monitorar e reprimir cada ato de discriminação, bullying ou agressão a pessoas de tais gêneros, promover campanhas de conscientização sobre o tema da transfobia, com a finalidade de reduzir os impactos que vêm sendo causados a essas pessoas. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200