A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro.
Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a transfobia no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a transfobia no Brasil. Nesse sentido, causa consequência para sociedade se continuar sem fazer nada (Reestruture essa ideia). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do " contrato social ", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a transfobia no Brasil, o que infelizmente que é evidente no nosso país. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a transfobia como impulsionador da segurança e dos direitos no Brasil (Apresente essa ideia com clareza). Segundo CNN Brasil 75% (Vírgula) não tem funcionários trans e pretos. Diante de tal exposto, é notório que enquanto não passar muitas dessas informações nas redes sociais, escolas ou tv infelizmente vai continuar acontecendo. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que nesse âmbito, (Sem vírgula) cabe ao Ministério da Educação e da cultura e sociedade (Boa. Apresentou o agente), (Sem vírgula) promover um maior acesso ao conhecimento, por meio de segurança nas áreas urbanas mais periféricas para sociedade (Vírgula) a fim de evitar a situação de alienação e insuficiência intelectual presente nos membros das classes mais baixas. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana, onde o estado desempenha corretamente seu " contrato social ", tal como afirmar John Locke. (Apresente uma proposta de intervenção mais relacionada ao tema)
Comentários do corretor
Evite um recorte superficial do tema. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |