*** *** - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como Combater a Transfobia no Brasil (Há um espaço destinado ao título) 

Não foi por acaso que a escritora Glória Perez abordou o tema trans na novela “A Força do Querer”, exibida no horário nobre na rede Globo em 2017 (Vírgula) e reprisada com o final em março de 2021 (Melhore a construção de sentido). É muito triste saber que em pleno século XXI o preconceito ainda prevalece, e mais: que este é pelo simples fato de pessoas terem nascido com diferentes tipos de orientações sexuais. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo Associação Nacional de Travesti e Transexuais (ANTRA), o número de pessoas que são covardemente assassinadas simplesmente por ter nascido fora do considerado “padrão”, que seria masculino e feminino (Vírgula) são assustadores. Ao que se sabe somente no semestre de 2020 quase 90 pessoas perderam a vida, se comparado com o mesmo período de 2019 percebe-se um aumento exorbitante. A novela “A Força do Querer" mostrou na pele dos artistas vivido pela atriz Carol Duarte como Ivana e o ator Silvero Pereira como o Nonato o quão é difícil sobreviver em meio a sociedade preconceituosa e ao mesmo tempo covarde (Melhore a apresentação dessa ideia). Vale lembrar que as dificuldades muitas vezes começam em casa, na própria família muitos pais não entendem, uns por falta de conhecimento e outros por ignorância, acabam até expulsando seus filhos de casa. Devido o preconceito, torna-se difícil conseguir empregos dignos, por falta de opção muitos acabam se prostituindo colocando suas vidas em vulnerabilidade até que passam a fazer parte desta triste estatística. (Delimite as discussões e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Com tudo, observa-se a necessidade de uma mudança de paradigma. É necessário que o Ministério da Mulher, Família e Direito Humanos (MMFDH) intensifique (Muito bem. Apresentou o agente)  campanhas de conscientização a cerca acerca da diversidade de gêneros no país em meios de comunicação e promova palestras em instituições de ensino. Além disso é imprescindível que o cidadão cumpra seu dever de denunciar qualquer caso de abuso que venha sofrer ou presenciar, sendo assim torna-se possível punir estas pessoas que se julgue no direito de desrespeitar os demais.

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200