A discriminação com indivíduos transgêneros na sociedade brasileira - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O preconceito com pessoas transgêneras, denominado transfobia, é uma realidade no Brasil, visto que ocorre a violência com esses cidadãos. Nesse enfoque, deve-se avaliar como combater a transfobia no Brasil. Ademais, cabe-se analisar a intolerância enraizada e a negligência governamental diante desses casos discriminatórios (Muito bem. Apresentou a tese). Assim, é evidente a necessidade de medidas para barrar a transfobia na nação canarinha(Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, a intolerância com transgêneros ocasiona a violência com esses indivíduos por desrespeito de outras pessoas (Melhore a construção dessa ideia). Da mesma maneira, a novela "A Força do Querer" – exibida pela Rede Globo – apresenta a agressão com o Ivan, personagem transgênero, que ocorre devido ao preconceito de um grupo de pessoas que saem ilesas. Nesse tocante, nota-se como a segurança e o bem-estar são prejudicados quando a intolerância se faz presente. Sendo assim, o preconceito precisa ser combatido, visto que torna-se prejudicial para a boa convivência do corpo social. (Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a discriminação de indivíduos transgêneros como problema de segurança pública necessita de atenção do Estado. Outrossim, a Constituição Federativa do Brasil de 1988 rege que é dever do governo proporcionar a segurança e o bem-estar a todos os brasileiros. Todavia, a transfobia resulta em atos violentos que colocam em jogo a segurança e que se contrapõem a lei fundamental e suprema do território brasileiro. Assim, evidencia-se a negligência do Estado frente ao preconceito com trangêneros no território brasileiro. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, frente à intolerância e a negligência do Estado diante da transfobia são necessárias medidas. Urge ao Poder Legislativo – na sua função de fiscalizar e criar leis – (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) promover o combate a transfobia no Brasil, por meio da criação de leis que ocasionam proteção de transgêneros diante da violência e preconceito. Sendo assim, o efeito da promoção dessas leis será a diminuição de casos de violência e simultaneamente, a diminuição gradativa da transfobia no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200