Já no século XX, o filósofo Bobbio, (Sem vírgula) afirmava que o preconceito, por não ser um erro corrigível racionalmente, era um dos mais perigosos socialmente. No contexto atual, o Brasil, sem dúvidas, sofre cruelmente pela intolerância destinada à população transexual. Sabe-se que, (Sem vírgula) a transfobia se deriva de uma sociedade arcaica guiada pelo conservadorismo e que erroneamente recebe o apoio de um governo irresponsável. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) ‘’Sua lei me tornou ilegal, me chamaram de suja louca e sem moral.’’. Esse trecho, da música "Diaba", cantada por Urias, uma transexual, trás traz em forma de arte um protesto a sociedade, que a critica apenas por sua existência. Essa, infelizmente, é a realidade da população trans. No Brasil, um país que lidera o ranking mundial de assassinatos da classe, dono de um comportamento intolerante e que justifica seus atos por meio de conceitos religiosos ou de uma classificação pessoal de certo e errado. Ao final, são apenas justificativas sem relevância, apenas para esconder uma crueldade. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o site Correio Braziliense, 90% dos transexuais são obrigados a recorrer a prostituição por serem excluídos no mercado de trabalho. Analisando o fato apresentado, pode-se ter certeza da má gestão do governo, já que no Artigo 5 (De onde?), ele garante a igualdade dos indivíduos, mas ao contrário disso, apenas observa o cenário catastrófico imposto a essa parte da população. Assim, com essas atitudes, o Estado estimula o preconceito e a marginalização dos transexuais, limitando sua realidade e os impondo a situações desumanas com sua negligência. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica claro que o Estado deve (Boa. Apresentou o agente) intervir por meio de leis que obrigam empresas de grande porte, (Sem vírgula) terem uma porcentagem de funcionários preenchida por transexuais e ainda estimular as escolas a aderirem uma educação sobre o assunto, a fim de quebrar o tabu e o estereótipo ligado a esses indivíduos. Podendo (Vírgula) assim, gerar uma crescente inclusão, e logo corrigindo o erro apontado por Bobbio no século passado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |