:P - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Já no século XX, o filósofo Bobbio, (Sem vírgula) afirmava que o preconceito, por não ser um erro corrigível racionalmente, era um dos mais perigosos socialmente. No contexto atual, o Brasil, sem dúvidas, sofre cruelmente pela intolerância destinada à população transexual. Sabe-se que, (Sem vírgula) a transfobia se deriva de uma sociedade arcaica guiada pelo conservadorismo e que erroneamente recebe o apoio de um governo irresponsável. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza) 

(Melhore a estratégia coesiva) ‘’Sua lei me tornou ilegal, me chamaram de suja louca e sem moral.’’. Esse trecho, da música "Diaba", cantada por Urias, uma transexual, trás  traz em forma de arte um protesto a sociedade, que a critica apenas por sua existência. Essa, infelizmente, é a realidade da população trans. No Brasil, um país que lidera o ranking mundial de assassinatos da classe, dono de um comportamento intolerante e que justifica seus atos por meio de conceitos religiosos ou de uma classificação pessoal de certo e errado. Ao final, são apenas justificativas sem relevância, apenas para esconder uma crueldade. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o site Correio Braziliense, 90% dos transexuais são obrigados a recorrer a prostituição por serem excluídos no mercado de trabalho. Analisando o fato apresentado, pode-se ter certeza da má gestão do governo, já que no Artigo 5 (De onde?), ele garante a igualdade dos indivíduos, mas ao contrário disso, apenas observa o cenário catastrófico imposto a essa parte da população. Assim, com essas atitudes, o Estado estimula o preconceito e a marginalização dos transexuais, limitando sua realidade e os impondo a situações desumanas com sua negligência. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Diante do exposto, fica claro que o Estado deve (Boa. Apresentou o agente) intervir por meio de leis que obrigam empresas de grande porte, (Sem vírgula) terem uma porcentagem de funcionários preenchida por transexuais e ainda estimular as escolas a aderirem uma educação sobre o assunto, a fim de quebrar o tabu e o estereótipo ligado a esses indivíduos. Podendo (Vírgula) assim, gerar uma crescente inclusão, e logo corrigindo o erro apontado por Bobbio no século passado. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200