"Como combater a transfobia no Brasil"! - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A transfobia é uma forma de preconceito que pode resultar em atos de violência física, moral ou psicológica por parte de agressores que não aceitam o modo de expressividade identitária de travestis ou transexuais. Nesse contexto, percebe-se que o dilema enfrentado por tal grupo é uma realidade nítida que, ainda, perpetua na sociedade devido ao enfraquecimento em promover proteção jurídica e medidas mais severas para combater o problema social (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, faz-se crucial analisar a intolerância praticada contra transexuais e o papel do Estado em reverter os casos.

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, é evidente que o Brasil é o país com o maior número de violência contra transexuais. Pois, nessa ótica, uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em 2019, ilustrou que 124 pessoas transgêneras foram assassinadas em cenário de transfobia. Dessa forma, a discriminação encarada por tal público é incontestável por conta de ideias, não desarraigadas, associadas ao conservadorismo patriarcal em que a estrutura de poder social está centralizada no homem - na figura masculina -, como o principal participante coadjuvante. Logo, para corrigir o equívoco, é necessário estabelecer debates sobre identidade de gênero nas camadas da sociedade (Vírgula) a fim de promover mais: igualdade, respeito e conscientização por parte das pessoas. (Boas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Não obstante, cabe analisar o papel do Estado em combater a problemática da transfobia. Sob esse viés, a Constituição federal de 1988 assegura que todos os indíviduos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, ao contrário do ideal democrático, os elevados índices de crimes representam a pouca participação estatal em endurecer as medidas legais para o julgamento de agressores. Com isso, nota-se o descumprimento de normativas constitucionais, fundamentais, que provocam a estagnação social, como: a permanência da violência contra transexuais e o distanciamento de formar uma sociedade, mais igualitária, pautada nos aspecto da civilização. (Boas discussões. Retomou a tese) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações devem ser tomadas para mitigar a transfobia enfrentada pelas pessoas transgêneras. Desse modo, compete ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com o Poder Legislativo, (Muito bem. Apresentou o agente) estipular sanções mais penalizadoras por meio da criação de projeto de lei que reforça multas maiores e sentença agravante para o indíviduo que praticar a intolerância sexual, a fim de reduzir os casos de violências contra transexuais. Enfim, todos os cidadãos brasileiros poderão garantir o exercício da cidadania e, finalmente, ultrapassar antigos paradigmas. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200