Ao nascermos somos biologicamente designados a um gênero, masculino ou feminino, mas nem todas as pessoas acabam por se identificar com seu gênero e, ao longo do tempo, elas acabam por decidir o que querem ser. E aquelas que decidem trocar de sexo são chamadas de “transexuais", algo que vem sendo discutido em ser uma causa que deve ser normalizada ou formada por pensamentos preconceituosos que expressam repulsão e ódio em relação a isso. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Em uma sociedade que luta por inúmeras causas é perturbador ainda ter que se preocupar com que gênero você deve ou não pertencer, já que todas as pessoas têm o direito de escolha. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais(Antra), o número de violências contra transexuais (Vírgula) apenas no Brasil no primeiro semestre de 2020 (Vírgula) foi de 89, e nos últimos 8 anos este número chegou a mais de 800. A sociedade não pode mais ter o pensamento simplista e arrogante de que o gênero biológico é o “gênero definitivo” e partir para uma agressão mental e física a ponto de tirar a vida de quem vai contra o “natural”, fato que chega a ser desumano. (Argumentação limitada. Reestruture e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale adicionar que esses tipos de agressões também ocorrem em casa onde, de acordo com o “Sistema de Informação de Agravos de Notificação”, 49% das agressões começam pela residência. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a escolha de se tornar transexual precisa ser respeitada, pois toda pessoa tem o direito de ser o que quiser, e para uma sociedade melhor precisamos acabar com esse ciclo de ódio e assim respeitá-los e aceitá-los. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |