Transfobia no Brasil é questão de origem - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um fato triste e que todos sabem é que infelizmente nosso país possui um histórico de atitudes e crimes contra tudo e todos que fogem do que é considerado "correto", perfeito ou bonito, por um grupo de pessoas que carregam essa ideia ultrapassada através dos séculos (Reestruture e melhore a construção dessa ideia). Estas pessoas não são poucas e convivemos com as mesmas diariamente, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo na família. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Reestruture e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) Outro ponto importante (Vírgula) e que talvez nem todos saibam (Vírgula) é que ninguém nasce com ideias racistas, homofóbicas entre outras (Vírgula) e sim adquirem pensamentos e comportamentos do tipo, de acordo com o que ouvem ao longo de sua formação pessoal, seja em casa, na igreja ou até mesmo escola. Sendo assim as mesmas  (Use quando houver ideia de igualdade) crescem odiando ao  o próximo pelo simples fato de ele ser quem é e entre esse grupo de odiados, estão as pessoas trans, que são discriminadas, violentadas e até mortas simplesmente por assumirem quem são. (Melhore a apresentação da discussão. Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sabendo que ninguém nasce odiando o outro por seu gênero ou opção sexual, o que podemos fazer para combater a violência e discriminação contra pessoas trans, (Sem vírgula) é intensificar o conhecimento sobre sexualidade e gênero desde a infância, tanto na escola quanto em casa. É preciso também desfazer o conceito de que é "errado" ou desagradável ser e conviver com transsexuais, dando a estes a oportunidade de um emprego digno, ensino e respeito perante a sociedade, com leis e penas rígidas para pessoas que cometerem transfobia. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema. Cuidado com uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200