Segundo a Constituição federal brasileira, todos os cidadãos são iguais perante a lei, independente da religião, etnia, condição social ou orientação sexual. Mas todos que têm acesso ao mínimo de informação sabe muito bem que não é assim que funciona no Brasil. Muitos ainda tentam se encaixar na sociedade e lutam para viver o seu dia a dia sem preconceito, por exemplos, as pessoas transsexuais. Para que todos possam viver uma vida livre e sem medo do que possa acontecer apenas por serem elas mesmas, é necessário medidas urgentes contra os casos de transfobia. (Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O preconceito com pessoas transgêneros está presente no nosso cotidiano e isso faz com que muitos sejam expulsos do próprio lar, local onde deveriam ter mais apoio, abandonem seus estudos e acabam encontrando dificuldades no mercado de trabalho, tendo ensino superior ou não. Podemos considerar o governo federal responsável por maior parte dos problemas vividos por pessoas desse grupo, pois ele não está cumprindo com seu dever de isonomia social. Os governantes deveriam se impor, mostrar apoio a todos e não permanecerem inertes sobre tais situações. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica claro que o Brasil deve começar a tomar as devidas precauções para que não só as pessoas transsexuais, mas como todos do público LGBT (Desenvolva a sigla), se sintam mais seguros. A criação de cotas para que eles possam ter mais chances de ingressar nos locais de ensino e de trabalho, tendo assim mais representatividade e voz ativa na sociedade. Palestras em escolas para que aprendam sobre a importância de combater qualquer tipo de preconceito. Caso haja tais atitudes, o Brasil estará mais perto de ser um lugar onde as pessoas desfrutam de seus direitos e se sentirão um pouco mais livres para serem elas mesmas. (Apresente o agente. A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |