A transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 06/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, diariamente, pessoas transgênero morrem. O Brasil estruturalmente é um país preconceituoso, em relação ao ano passado os casos aumentaram, fora os casos que não são denunciados, então esse número, provavelmente (Vírgula) seja bem maior. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Denúncias de violência sexual, violência psicológica e discriminação aumentaram ao decorrer dos anos contra a comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla). A transfobia é estrutural a  há anos, pessoas trans não conseguem empregos ou terminar a escola por causa do preconceito que passam. (Argumento limitado)

(Melhore a estratégia coesiva) Todo grupo LGBTQIA+ sofrem preconceito e morrem por serem quem eles querem ser. O governo e muitas bancadas religiosas, que têm muita visibilidade, são preocupantes para a luta, com falas discriminatórias. (Não compreende a estrutura do texto) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Existe sim transfobia no Brasil, pessoas heterossexuais não são assassinadas, desclassificadas de uma vaga de emprego, são expulsas de suas casas ou sofrem preconceito por serem heterossexual (Reformule essa ideia). Se você fica quieto diante de uma transfobia, você compactua com o opressor. (Não compreende a estrutura do texto) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil poderia existir mais casas de abrigo e acolhimento, sustentada pelo governo, para a comunidade (LGBTQIA+), que são expulsos de casa por causa de sua sexualidade, por não serem aceitos pela sua família.  (Reestruture) Em empresas poderia haver uma lei que uma certa porcentagem dos funcionários, sejam trans ou LGBTQIA+. Programas de aprendizado para aqueles que não conseguiu  conseguiram concluir a escola e tentar ingressar em uma faculdade. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Vamos ser feliz, e respeitar as pessoas. Nem todo mundo tem a mesma religião, ideia ou criação que você, não vamos destruir a vida da pessoa com falas homofóbicas. A vida é igual um papel, se você amassa o papel e desamassa, ele nunca vai voltar a ser o mesmo. Mais amor por favor.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200