A diferenciação dos grupos humanos faz parte da construção identitária dos indivíduos. No entanto, uma faceta perversa desse processo inerente da vida humana em sociedade inclui a violência de grupos dominantes contra minorias. A transfobia não é uma exceção a esse padrão histórico. Para lidar com esse problema, muitos defendem a tolerância como solução, porém tolerar não é o suficiente, é preciso entender e respeitar as diferenças. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Misoginia, racismo e transfobia são apenas alguns termos que remetem à marginalização e à violência contra grupos minoritários com base em suas diferenças. Um exemplo disso é percebido quando a transfobia é cometida por integrantes de outros grupos LGBT+ (Desenvolva a sigla), que mesmo sofrendo com a homofobia praticam os mesmo padrões de intolerância ao diferenciarem pessoas transgênero. (Abordagem superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) A simples tolerância aos grupos minoritários não é suficiente para lidar com esse problema. Tolerar significa ignorar ou apenas permitir a existência do outro, enquanto o que as minorias precisam é de respeito e aceitação como parte integrante da sociedade. E para que isso possa ser possível, a solução mais adequada é pelo contato saudável entre os grupos. Entender a diferença é uma etapa para respeitá-la, mas só haverá compreensão de fato se houver espaço para o diálogo entre os grupos. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, o Ministério da Educação é responsável por iniciar um padrão de maior respeito às diferenças a partir das escolas. Deve haver na educação dos jovens espaço para o diálogo sobre as diferenças. Pessoas transgênero, por exemplo, precisam de espaço de fala para desfazer falsas concepções e estereótipos a fim de melhorar a interação entre os diversos grupos da sociedade.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto e o tema. Explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |