No que se concerne a transfobia, não é um problema exclusivo no Brasil (Vírgula) mas na américa latina em geral. Diante disso a falta do Estado em não investigar crimes e uma justiça deficiente no qual se vê quase impossibilitada de agir por não existir uma outra forma 100% eficaz em combater essa violência. (Reestruture as discussões iniciais. Melhore a construção de sentido)
(Melhore a estratégia coesiva) Certamente a transfobia afeta também o mercado de trabalho (Vírgula) já que algumas empresas não oferecem uma oportunidade para os trans e os pretos. (Não compreende a estrutura do texto. Cuidado com uma abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se o enfraquecimento do Estado no que se refere a investigação e processos criminosos, acrescenta se também um grave problema em contexto histórico (Vírgula) pois de acordo com texto 2 Brasil e em outros países da América Latina (Problemas na construção de sentido), reúne 78% dos homicídios relatados no documento. Entre os motivos, estão grandes níveis de violência em contexto histórico como colonialismo, escravidão, ditaduras. (Abordagem superficial do tema. Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto percebe-se o quão o Estado é ineficiente em resolver os problemas em combater a trasnforbia transfobia no Brasil .São necessárias que a iniciativa privada possa solucionar os casos de transfobia no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |