Transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 06/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A secretária da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), e também a primeira mulher trans ativa na marinha brasileira, expõe sua preocupação com a falta de segurança que mulheres como ela e travestis enfrentam todos os dias, " Não estamos seguras em lugar nenhum", disse Bruna Benevides ao portal UOl. Reconhecemos esta preocupação de Bruna e nos perguntamos, até quando? (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo dados levantados pela ANTRA, o Brasil lidera o ranking de mortes de transexuais e travestis. As mulheres trans que também se prostituem tem maior porcentagem de mortes. As ruas escuras têm se tornado o grande cenário para o acontecimento dos assassinatos e também é onde essas pessoas mais se sentem desprotegidas, onde o medo é predominante. Não podemos deixar de mencionar que o número de suicídios de travestis e trans tem aumentado, o que é muito pouco falado pela mídia, não dando a devida importância. As redes sociais têm tido participação nesse aumento, já que nelas acontecem práticas ofensivas, tais como o bullying. (Delimite e explore as discussões com produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) O número de denúncias contra agressão física teve um crescimento preocupante que só reforça o descaso da falta de proteção, que inclui todos os pertecentes do movimento LGBT (Desenvolva a sigla) . Apesar das vítimas estarem denunciando, é nítido que nem todas registram boletins de ocorrência, por motivo de medo ou de não crer que alguma providência será tomada. (Argumentação limitada) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Pensar que a transfobia será acabada somente com o esforço de instituições que denfendem a causa, como a ANTRA, seria muita negligência do governo com a sociedade, pois, o próprio é quem tem maior influência no país. Sendo assim, o governo brasileiro deveria (Muito bem. Apresentou o agente) criar campanhas de concientização, podendo utilizar o meio mais influente atualmente, a internet. A criação de projetos e leis de proteção e apoio aos travestis e transexuais, a inclusão LGBT também deveria ser mais praticada, assim o medo e a preocupação não mais nos assolariam e não nos fariam pensar, "até quando?".

Comentários do corretor


Reestruture e explore mais as discussões. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200