Pea - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 06/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Primeira atleta transgênero do vôlei brasileiro, Tifanny Abreu tornou-se símbolo da luta contra a transfobia no país. Ao revogar contra o projeto de lei 34/2019, ela levantou levantou uma causa que há muito tempo perdura no Brasil, sendo que o próprio a impediria de disputar jogos no estado de São Paulo. Logo, além do esporte, conclui-se que esse preconceito chega a diversas outras áreas, dando destaque ao desemprego e, principalmente, às diversas formas de violência. (Formule a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido citar que, mediante a uma arraigada cultura que coloca a heterossexualidade como modelo ideal de opção sexual, a discriminação aos grupos LGBTs (Desenvolva a sigla) chega até o mercado de trabalho, sendo mais incisiva aos transsexuais. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra), apenas 10% da população trans possui carteira assinada em um trabalho formal, fazendo com que, geralmente, a porcentagem restante acabe se sujeitando à prostituição. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, também deve-se dar ênfase aos constantes atos de agressão (sejam eles físicos ou psicológicos) praticados contra transsexuais. De acordo com a revista ´´ Gênero e Número``, com base em dados cedidos pelo Ministério da Saúde, só entre 2014 e 2017 o número de relatos de violência contra o grupo trans cresceu 800%. Além disso, ainda segundo o mesmo levantamento, cerca de 11 transgêneros foram agredidos por dia no ano de 2017. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, é necessário que medidas sejam tomadas (Vírgula) a fim de garantir o transsexual no mercado de trabalho e a diminuição dos índices de violência envolvendo-os. Para tanto, o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover a conscientização da maioria da população, através de palestras comunitárias que orientem sobre a diversidade sexual e desmistifiquem tamanho estigma. Com isso, haverão mais pessoas transgêneros no mercado de trabalho formal, bem como asseguradas do genuíno ato de viver sem medo.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200