Um descaso! É o que podemos dizer sobre o tratamento do Estado e da sociedade para com pessoas transexuais. A transfobia no Brasil é um tema muito importante a ser discutido, pois mesmo sendo crime ainda é algo que acontece frequentemente. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) É comum vermos na mídia notícias de que pessoas transexuais foram agredidas ou até mesmo mortas por simplesmente serem assim (Melhore a construção dessa ideia). Isso acontece porque a intolerância é muito presente e está enraizada na nossa sociedade. Além da violência física sofrida por essas pessoas, elas ainda têm que lidar com a violência psicológica e sexual, muitas vezes vividas dentro do próprio lar. (Reestruture e explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Todos os indivíduos da sociedade devem tomar partido para a transfobia finalmente ser combatida. O Estado deve fazer sua parte criando leis mais rigorosas para pessoas que cometem esse tipo de crime. A sociedade deve começar respeitando pessoas transexuais, e todas as outras com orientações sexuais diferentes. E a escola ensinando crianças desde cedo que somos todos iguais e que devemos respeito a todas as pessoas, sejam elas de cor, raça ou gêneros diferentes.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |