Como deveria ser combatida a transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 05/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A transfobia é um sentimento de repulsa, discriminação e preconceito contra pessoas transgênero. A transfobia representa um desafio que precisa ser combatido, o qual é fruto da herança cultural, por exemplo, que desencadeia a violência sofrida por essa parcela da população. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No primeiro semestre deste ano, 89 pessoas transgênero foram assassinadas no Brasil, quantidade que supera em 39% a registrada no mesmo período de 2019, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A pesquisa da TGEu aponta algumas razões para que esse cenário de violência se apresente no Brasil e em outros países da América Latina, região que reúne 78% dos homicídios relatados. Entre os motivos, estão grandes níveis de violência no contexto histórico (colonialismo, escravidão, ditaduras), alta vulnerabilidade de transexuais na prostituição e a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes. O Brasil mantém a posição de país que mais mata transexuais no mundo, à frente do México e Estados Unidos, segundo a ONG Transgender Europe (TGEU), que monitora 71 países. O relatório da Antra segue a metodologia dessa organização europeia.  (Delimite as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 13/06/2019, por 8 votos a 3, permitir a criminalização da homofobia e da transfobia. Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais com base na Lei nº 7.716/1989, na qual são tipificados os crimes de preconceito contra raça e cor. (Argumentação limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) São inúmeras as histórias no país relacionadas ao preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), exclusão e dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Quando conseguem um emprego, as pessoas trans ainda precisam lidar com questões relacionadas à homofobia, vinda de colegas de trabalho ou até mesmo dos próprios superiores. Em muitos casos, as condições adversas as impedem de fazer faculdade ou até mesmo de concluir o ensino médio. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado (Muito bem. Apresentou o agente) promover educação e a levantar a importância sobre o assunto desde cedo, como implementação de palestras educacionais, suporte psicológico para pessoas que sofrem preconceito e até mesmo novos projetos de lei, fornecendo cada vez mais apoio e suporte para as pessoas transgênero. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200