-como combater a transfobia no Brasil-- - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 05/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil existe o maior índice de transfobia, preconceitos e homicídios às pessoas trans. Como já dizia Voltaire, preconceito é opinião sem conhecimento. Torna-se evidente que os maiores causadores desse cenário é a alta vulnerabilidade de transexuais nas prostituições e a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes. (Melhore a contextualização do tema. Explore mais as discussões iniciais) 

(Melhore a estratégia coesiva) As maiorias das pessoas trans, (Sem vírgula) largam a escola no ensino médio devido aos preconceitos e bullyings constantes. A falta de vagas em empresas para as pessoas transexuais ocasionam a vulnerabilidade dos  de tais, quando não sofrem preconceito no próprio local de trabalho, sendo preciso lidar com questões relacionadas à homofobia, vindo de colegas de trabalho ou dos próprios superiores, incluindo abusos psicológicos e violências sexuais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Neste ano, 89 pessoas transgêneros foram mortas no Brasil, quantidade que supera em 39% registradas no ano de 2019, muito provável que os números verdadeiros sejam maiores e é bastante notória a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Diante dessa problematização, as empresas (Boa. Apresentou o agente) devem disponibilizar vagas de empregos as pessoas trans, o Estado deve criar cursinhos pré-vestibulares e exames nacionais de ensino médio específico para esse público. O Estado deve aumentar os monitoramentos dos guardas nas ruas. Assim prevenindo a transfobia no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200