A erradicação da transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 05/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A personagem Max (Vírgula) da novela "Totalmente Demais", sofreu agressões por ser homoafetivo  (Reveja a seleção lexical) e, infelizmente, essa está sendo a realidade de muitos brasileiros do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero). Nesse contexto, fica evidente que a transfobia ainda está muito presente na sociedade brasileira. Tal problema se deve à herança cultural, (Muito bem. Apresentou a tese) posto que causa severas consequências. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, a princípio que um dos fatores que causa a transfobia é a herança cultural, ao passo que a sociedade ainda é machista e preconceituosa. Dessa forma, vale expor que 124 pessoas transgêneros foram assassinadas no Brasil em 2019, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e essa é uma das consequências mais severas que existe. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, ressalta-se que segundo o artigo 1º da Declaração Universal do Direitos Humanos, "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", sendo assim a transfobia deve ser erradicada do país, para que a lei seja cumprida. Dessa maneira, o governo deve contribuir com a erradicação dessa problemática, assim como a sociedade brasileira. (Explore mais as discussões) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, para combater a transfobia no Brasil, o governo (Vírgula) junto com o Congresso Nacional, (Muito bem. Apresentou o agente) deve criar leis para proteger o público LGBT. Além disso, a sociedade deve contribuir aceitando esse público e defendendo os direitos humanos. Com isso, além do Max, várias pessoas do mesmo grupo irão agradecer.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200