Transfobia é uma forma de preconceito contra pessoas transexuais que pode se traduzir em atos de violência física, moral ou psicológica. A transfobia é uma forma de aversão às pessoas trans e se manifesta em diferentes ações de preconceitos, sejam explícitos ou velados. Não pode ser mais tolerado esse comportamento por uma parcela da sociedade como se natural fosse, porque não é. É crime. o Supremo Tribunal Federal decidiu, em junho de 2019, tratar os casos de transfobia com base na Lei nº 7.716/1989, na qual são tipificados os crimes de preconceito contra raça e cor. Mas para que isso ocorra é preciso que as pessoas denunciem essas barbaridades, sofridas ou testemunhadas para que a justiça seja feita. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma sociedade hipócrita cria uma massa de pessoas barbaras. Tudo começa no machismo que dá ao macho um super poder de praticar seu machismo com uma (licença) tolerada (Melhore a construção dessa ideia). O homem denominado hétero tem o silêncio consentido para abandonar a família, espancar mulher e filhos, não reconhecer o filho de relação extra conjugal extraconjugal, assediar mulheres etc. Tudo permitido sem questionamentos nem julgamentos. E assim segue esse modelo arcaico de sociedade patriarcal desde o princípio do mundo, onde o macho (Reveja a seleção lexical) manda e os demais obedecem. Tudo começa na nomenclatura. Orientação sexual, ninguém é orientado para ser homem, mulher ou LGBT (Desenvolva a sigla). Não é uma questão de escolha. Se nasce assim, logo, é uma questão de aceitação entre o que se é, e o que a sociedade aceita como normal! No entanto, o normal é muito relativo, porque existe vários modelos de comunidade dentro de uma mesma sociedade e a única maneira que existe para trazer harmonia, (Sem vírgula) é o respeito e o amor. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Ser uma pessoa trans não é crime! (Evite esse tipo de construção) Nem na lei dos homens nem na lei de Deus. Crime é agir em nome de Deus para se achar no papel de secretario particular de Deus e assim cometer todo tipo de atrocidade em nome de uma régua moral que ele próprio não tem. Por que tanto ódio na Terra? Pra Para quê? Será que essas pessoas que só sabem odiar o outro sem nem saber o porquê, (Sem vírgula) são felizes? É mais fácil amar! Porque para amar não precisa de motivo. É só amar e ser feliz! Como disse São Francisco de Assis, o amor é o único passaporte para a sonhada felicidade. E o respeito é a força que move a justiça. Ninguém está aqui para julgar, condenar nem odiar ninguém. Mas todos estão livres para amar um aos outros conforme Jesus vos amou. (Evite construções clichês. Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Logo, fica evidente que a cultura discriminatória poderá ser mudada com o auxílio de debates e exposição do problema em todo âmbito da sociedade. Urge a necessidade de reumanizar essa realidade tão desigual. Ninguém pode ser condenado a viver conflitos para sempre e até perder a vida só por ser diferente. Só quem tem o direito de nos julgar é Deus! Nascer, viver e crescer é um direito de todos, dado por Deus. É na escola que se muda o mundo. Um espaço deve ser criado, na escola, no esporte, nas mídias, Tv, rádio, jornais e nas mídias socias para educar e transformar mentes nos quais a ignorância predomina. Quem foi ensinado a desrespeitar pode aprender a respeitar. Tudo só será resolvido com muita educação. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |