[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “Utopia”, de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiente do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a aversão à transexualidade impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a repulsa e o desrespeito imposto à pessoas exclusas do “padrão normativo" (Muito bem. Formulou a tese) acarreta em uma série de questões negativas, que devem ser analisadas. 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido reconhecer como a difícil dinâmica da aceitação em implementar a transexualidade na sociedade é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é consequência direta do preconceito preso nas diretrizes sociais. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, (Sem vírgula) que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da perseguição odiosa dirigidas aos transexuais, as pessoas tendem a habituar-se a ele. De acordo com a escritora francesa Simone Beauvoir, vive se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, forma estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a transfobia como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se uma rixa grave de assassinatos de pessoas que se identificam com o gênero oposto ao biológico. Conforme a “Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e da violação a essas pessoas , o ser humano inclina a adotar essa “Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o descaso com os transexuais seja atenuado. Para isso, o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente), juntamente com o Estado, deve criar métodos de ensinos educacionais para a transmissão escolar, a fim de apaziguar as diferenças ainda vistas com repulsa e instruir conversas para normalizar “o ser diferente”, somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia" de More. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200