Segurança e Inclusão de Trans no Mercado de Trabalho - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988 (Vírgula) artigo 5° (Vírgula) diz que todo cidadão tem direito à educação, segurança, trabalho toda dignidade do ser humano. Embora a gente tem uma constituição que garante tudo isso mais na prática não é bem assim a realidade no Brasil.  (Melhore a construção de sentido. Reestruture as discusssões, pois o tema não foi contextualizado, e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise vale relatar o Big Brother Brasil 2021. A questão da transfobia apareceu nesta edição do reality , após serem maquiados pelas mulheres , alguns dos participantes homens desfilaram e fizerma  fizeram poses efeminadas. Dessa forma (Vírgula) Lumena então , (Sem vírgula) criticou "a brincadeira" explicando que , para pessoas trans, poderia representar violência . Nas redes mulheres trans falaram sobre suas experiências e como a atitude do grupo acabou sendo ofensiva, como mostrou uma reportagem do site universa. Desse modo os trans sofrem com violência no dia a dia, não se sentem seguras com medo de sofrer agressões verbal e física por pessoas preconceituosas. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise vale destacar a falta de oportunidade no mercado de trabalho. De fato quando se trata de dados sobre a comunidade transgênero estas pessoas são invisìvel  invisíveis aos olhos dos principais institutos de estatística desempregados se deparam com a taxa de desocupação de 12,4% do trimestre fechado em fevereiro divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) essa é a veracidade brasileira. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias pra resolver esse impasse. A Associação Nacional de Travesti e Transexuais (ANTRA) devem (Boa. Apresentou o agente) propor soluções aos problema de violência e desemprego .Por meio de um projeto de lei a ser entregue na Câmara dos Deputados . Neles devem constar um 0800 para denunciar agressões, campanha nas tv , rádios e redes sociais contra agressão , uma campanha em todas as mídias sociais para inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho. Espera-se com essas medidas combater a transfobia em ascensão na sociedade brasileira.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200