Tentativa Número 3 (KQM) - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "O Jogo da Imitação", o protagonista Alan Turing sofre perseguições ao descobrirem sua opção sexual diferente dos demais (Melhore a construção dessa ideia). Saindo da ficção, infelizmente no Brasil ocorre acontecimentos parecidos com os do filme em relação às pessoas transgênero, haja vista a transfobia presente no país que precisa ser combatida. Esse preconceito ocorre seja pela falta de conhecimento da população sobre o assunto, seja pela ineficiência do Estado em garantir os direitos cívicos (Muito bem. Apresentou o agente) dessas pessoas. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar como o pouco entendimento de grande parte da sociedade brasileira agrava o panorama supracitado. Segundo a alegoria do filósofo Platão denominada "O Mito da Caverna", prisioneiros que estavam acorrentados durante toda a vida na caverna, ao sair rejeita o mundo fora dela, por não entender. Analogamente, os preconceituosos são como os prisioneiros, não tendo posse do conhecimento ao verem que as pessoas transgênero possuem escolhas diferentes, acabam rejeitando elas, como ocorreu com Alan Turing. Dessa forma, nota-se como a falta de educação sobre o assunto gera o preconceito. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, é imprescindível ressaltar a pouca eficiência do governo em relação ao impasse. De acordo com a Constituição federal de 1988, todos são iguais perante a lei e têm os direitos à vida e à segurança. Contudo, esses termos não são garantidos com eficácia para os participante do grupo LGBT (Desenvolva a sigla), tendo em vista os dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, que contabiliza 89 morte apenas no primeiro semestre do ano de 2020. Nesse sentido, percebe-se a ineficiência do Estado em combater o problema, tornando a população que sofre esse preconceito em cidadãos de papel, como na teoria do escritor Gilberto Dimenstein, no qual enfatiza que os direitos estão apenas garantidos na Constituição. (Boas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portando, medidas devem ser tomadas para combater a transfobia no Brasil. Logo, o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) deve, por meio das redes sociais, realizar palestras em vídeo ensinando respeito e empatia para a população, colocando documentários das dificuldades das pessoas transgênero, com o objetivo de reduzir o preconceito existente. Ademais, a Polícia Militar deve, mediante a investigações, ir em busca dos culpados pela morte causada por transfobia, com o intuito de garantir a segurança não só apenas na Constituição. Fazendo isso, com certeza, irão ser evitadas situações como ocorreu com Alan Turing no filme.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200