transfobia 111 - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 02/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante do contexto nacional contemporâneo, a transfobia, que já consistia em um sério problema social, tem se agravado ainda mais. Trata-se de um crime, portanto, direcionado a pessoas transgênero, que acarreta diversas consequências negativas e desrespeita os direitos humanos. Nesse sentido, é necessário o uso de estratégias governamentais para combater a transfobia no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se salientar que o cenário atual tem contribuído para uma piora na forma de tratamento de pessoas LGBT no país. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), no primeiro semestre de 2020, houve um aumento de 39% de assassinatos de pessoas transgênero em comparação com o mesmo período em 2019. Isso se deve, entre outros motivos, à ascensão da extrema direito no Brasil, com o bolsonarismo, em que há uma tendência a normalizar atitudes transfóbicas e preconceituosas em geral. Seguidos pelo exemplo do atual presidente, que já declarou que não aceitaria ter um filho gay, muitos cidadãos se sentem legitimados a cometer atos injustos e violentos contra pessoas LGBT, e principalmente contra trans e travestis. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Vale também salientar as inúmeras consequências negativas causadas pela transfobia. Nessa perspectiva, a discriminação contra as pessoas transgênero faz com que elas estejam em uma posição de extrema vulnerabilidade, eis  (Reveja a seleção lexical) que muitas são expulsas de casa e não contam com o apoio de familiares e amigos. Essas pessoas se veem, então, isoladas e sem perspectiva sequer de se sustentarem sozinhas, pois muitas empresas se recusam a contratá-las. A existência de pessoas trans é, pois, mal interpretada e repleta de estigmas sociais, reforçados por uma sociedade ainda muito machista. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Por fim, para que vidas não sejam perdidas e para que pessoas trans tenham condições de se reinserir socialmente e com dignidade, é necessário tomar atitudes que combatam a transfobia. Para tanto, o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover incetivos a empresas que contratem transexuais, facilitando, assim, a entrada dessas pessoas no mercado de trabalho. Além disso, deve-se buscar a punição efetiva e severa daqueles que cometerem o crime de transfobia, de forma a desestimular essa conduta intolerável. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200