NÃO À TRANSFOBIA NO BRASIL! - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 02/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Conforme o teólogo São Tomás de Aquino, todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. No entanto, aquilo que o religioso defendia não é respeitado no Brasil, uma vez que existe a falta de combate à transfobia (Problemas na construção de sentido. Reestruture). Sendo assim, a inoperância estatal e a cultura sexista configuram-se como os fatores latentes da questão, implicando em uma urgente resolução nacional. (Muito bem. Apresentou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido salientar que, em virtude da passividade governamental, o terrível problema persiste. Segundo o filósofo Aristóteles, a política sempre deve ter como finalidade o bem comum. Nesse sentido, a afirmativa aristotélica expõe o valor do Estado quando ele promove a harmonia coletiva, porém, o governo brasileiro mostra-se omisso diante dessa responsabilidade, já que a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) sofre com o preconceito hodierno. Desse modo, é crucial a promoção de políticas públicas para combater a transfobia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante ressaltar que o machismo negligencia as minorias à condição de plena cidadania. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Nesse contexto, o documento garante benefícios ao corpo social, todavia a rígida estrutura patriarcal dificulta não só a punição da violência transfóbica, como também a difusão do respeito para com a pluralidade humana (Explore mais essa discussão). Logo, é fundamental a ruptura com a cultura sexista do país.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe ao Poder Executivo, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), (Muito bem. Apresentou o agente) criar um projeto nacional em prol do combate à transfobia. Tal ação deverá acontecer por meio de políticas públicas obrigatórias – que contarão com o monitoramento e a punição de agressores-, a fim de que essa medida possa proteger o público LGBT, bem como concretizar o propósito do teólogo São Tomás de Aquino. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200