Transfobia em questão no cenário brasileiro: Causas e meios de combate - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 01/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na trama “ A força do querer “, novela escrita por Glória Perez, Ivana passa por um período de transição física, comportamental e psicológica em um contexto de mudança de gênero, ao qual ela passa a ser vista como um homem trans, vivendo a partir de então situações de caráter preconceituosos e humilhantes. Assim como Ivana, inúmeros trans brasileiros são expostos a situações semelhantes, sob a perspectiva de sua orientação de gênero, aos  as quais violência e desemprego permeiam suas realidades. Dito isso se faz necessária medidas preventivas, bem como de atuação, visando a qualidade de vida dessa classe. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, cabe pontuar que tal problemática perdura no berço da sociedade brasileira a há muitos anos, e por persistente vezes é um preconceito herdado de pai para filho (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, essa frente preconceituosa gera incontáveis prejuízos à sanidade mental dos indivíduos trans, aos  os quais são alvos de ações hediondas, impedidos de frequentar ambientes sociais e expostos à violência física e moral. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, vale salientar, (Sem vírgula) as questões socioeconômicas as quais essa classe enfrenta. No Brasil 90% dos transexuais e travestis usam a prostituição como fonte de renda, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais . Dessa forma, isso trás  traz à tona a ineficiência do governo de inserir no mercado de trabalho esses indivíduos de forma assídua, gerando prejuízos e instabilidades de caráter financeiro e emocional na vida desses cidadãos. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) A fim de minimizar essa problemática no cotidiano dessa classe, fazem-se necessárias medidas cabíveis ao Ministério do Trabalho buscar a inserção e fiscalização dos transexuais no mercado de trabalho, visando um desenvolvimento na qualidade de vida de tais. Assim como, (Sem vírgula) o Estado como um todo, (Sem vírgula) é responsável por proteger a integridade dessas pessoas evitando crimes de caráter homofóbico que venham a denegrir a vida como um todo. Fazendo (Sem vírgula) dessa forma, que o cotidiano desses indivíduos tenha uma melhoria que caminhe sempre em rumo a progressão. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200