A pauta relacionada á a doenças mentais é cada vez mais discutida nos dias atuais. Contudo, ainda existe um preconceito em relação a essa temática e muitas pessoas acabam sendo excluídas socialmente por apresentarem tais doenças. Esse quadro, ainda, é intensificado por um sistema educacional que naturaliza e perpetua pensamentos como esses. (Abordagem superficial do tema. Reestruture e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, se faz necessário entender que doenças mentais, como por exemplo: depressão e ansiedade, são muitas vezes consideradas "frescura". Aliado a isso, existe uma forte pressão, principalmente nas redes sociais, em mostrar a todo momento que está tudo bem. Esta pressão atinge
especialmente jovens e adolescentes, segundo o Jornal O Globo um a cada três adolescentes brasileiros tem doenças mentais. Muitos portadores dessas doenças são levados a não procurar um tratamento adequado por sentirem vergonha. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, podemos observar que aqueles que procuram tratamento são facilmente excluídos pela sociedade em geral. O decreto, assinado pelo então Presidente da república Jair Bolsonaro, que valoriza a criação de escolas e salas especiais para alunos com deficiências (Vírgula) é um perfeito exemplo da segregação sofrida por esses. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que seja impulsionados desde os primeiros anos escolares pensamentos de inclusão e respeito ao outro. Como também, que O MEC (Desenvolva a sigla) crie (Muito bem. Apresentou o agente) projetos que garantam ao educador preparo profissional e condições adequadas para ensinar e incluir alunos com doenças mentais (Cuidado com o tangenciamento). Só através da educação esse estigma poderá ser exterminado.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |