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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 27/02/2021

Status:

Corrigida
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A pauta relacionada á a doenças mentais é cada vez mais discutida nos dias atuais. Contudo, ainda existe um preconceito em relação a essa temática e muitas pessoas acabam sendo excluídas socialmente por apresentarem tais doenças. Esse quadro, ainda, é intensificado por um sistema educacional que naturaliza e perpetua pensamentos como esses. (Abordagem superficial do tema. Reestruture e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, se faz necessário entender que doenças mentais, como por exemplo: depressão e ansiedade, são muitas vezes consideradas "frescura". Aliado a isso, existe uma forte pressão, principalmente nas redes sociais, em mostrar a todo momento que está tudo bem. Esta pressão atinge
especialmente jovens e adolescentes, segundo o Jornal O Globo um a cada três adolescentes brasileiros tem doenças mentais. Muitos portadores dessas doenças são levados a não procurar um tratamento adequado por sentirem vergonha. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, podemos observar que aqueles que procuram tratamento são facilmente excluídos pela sociedade em geral. O decreto, assinado pelo então Presidente da república Jair Bolsonaro, que valoriza a criação de escolas e salas especiais para alunos com deficiências (Vírgula) é um perfeito exemplo da segregação sofrida por esses. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que seja impulsionados desde os primeiros anos escolares pensamentos de inclusão e respeito ao outro. Como também, que O MEC (Desenvolva a sigla) crie (Muito bem. Apresentou o agente) projetos que garantam ao educador preparo profissional e condições adequadas para ensinar e incluir alunos com doenças mentais (Cuidado com o tangenciamento). Só através da educação esse estigma poderá ser exterminado. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200